sábado, 15 de maio de 2010

PENIEL - ONDE VEJO DEUS FACE A FACE


1 Jacó foi um homem que imaginou poder ter a bênção, sem ter santidade – Tinha fé, fazia cultos, mas trazia consigo problemas sérios de comportamento (mentira, engano, fraqueza de carácter, inimizade, fuga).

2 Sua história era permeada de trapaça, mentira, humilhação e fuga:

    - Nasceu disputando espaço com seu irmão. Seu nome: “enganador”.
    - Querendo a bênção de qualquer jeito, colocou a mãe no fogo e enganou o seu pai Isaque.
    - Diante do pecado contra Esaú fugiu. Achou que o tempo resolveria as coisas.
    - Sua vida ficou amarrada. Quem planta colhe. Labão e sete anos de trabalho em vão.
    - Depois de muita luta, conseguiu algumas coisas na vida. Mas o pecado estava lá, atormentando. Seu nome continuava Jacó!
    - Ele já havia passado por Maanaim (Acampamento de Deus), mas precisava enfrentar Peniel!

3 A crise: Jacó precisava definir as coisas. Apostatar de Deus ou amá-lo!

    Em meio a sua vida incoerente que confessava a religião de seus pais, mas não a vivia com veemência, Jacó foi levado a uma “crise existencial” decisiva em Peniel.

4 Para ter esse encontro radicalmente transformador com Deus, Jacó precisou de tomar duas atitudes:

    - Tomar a decisão de enfrentar o seu passado, a inimizade com Esaú.
    - Ficar só, Jacó fez passar adiante de si tudo o que lhe pertencia (vs. 23,24), família, bens, relacionamentos, preocupações, dívidas e duplicatas. Mas Peniel reivindica solidão, reflexão profunda, separação absoluta!

5 Um encontro com Deus exige luta – Jacó não estava ali para um encontro romântico, "soft". Era necessário um duelo decisivo entre sua humanidade pecaminosa e a santidade de Deus.

     - Essa é uma luta de Deus com o homem (vs.24) – Não apenas um anjo, mas o Deus Santíssimo (Os 12:3,4 “O Anjo do Senhor”) veio para confrontar sua vida, seus padrões, seu comportamento, suas atitudes mentais, enfim, seu passado e seu pecado. “ Ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia” vs.24.
   - Deus quer nos “nocautear”, colocar por terra todas as nossas resistências e defesas (vs.25), Deus desconjuntou Jacó, Deus desarticulou Jacó, Deus quebrantou Jacó. "Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem" vs.25.
     Ser nocauteado é render-se e reconhecer que nós somos enfermos e precisamos de cura. Jacó até então tentou fazer de conta que era um homem de Deus. Agora era preciso vencer sua hipocrisia e justiça própria, e confrontá-lo com a verdade.

6 Se você vai para Peniel cheio de justiça própria, Deus vai derrubar você aqui, ele precisa lhe levar a um profundo arrependimento e para isso ele tem que “quebrar” você.

     O propósito de Deus em trazer-nos a Peniel é confrontar-nos com nossa real situação (vs.27). Em Peniel Deus opera uma cirurgia profunda de carácter, de identidade no homem. Mas para isso ele tem que abrir os porões da nossa vida.“Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó”vs.27.

7 É absolutamente necessário tirar as máscaras e a confessar quem realmente temos sido. A pergunta de Deus hoje é, QUAL O TEU NOME? 

Jacó respondeu: “ Meu nome é enganador”. 
Esta era a identidade do seu carácter. Deus esta perguntando hoje para você: QUAL É O TEU NOME?

FIM? NÃO! Quer saber QUAL É O TEU NOME, vai a um REVISÃO DE VIDA, vai a Peniel, pois Deus lhe mudará sua história.

Si precisa de orientação e aconselhamento entre em contato conosco:

 Ministério Sara Nossa Terra Portugal:
Rua Latino Coelho, Nº 1 A
2700-514 - Amadora
(Próximo as estações: Metro Amadora Este e Comboio Reboleira)
Telefone / Fax: (+351) 21 822 15 70 (Secretaria)
E-mail: secretaria@sntpt.com
Website: http://www.sntpt.com






















REDES SOCIAIS SNTP

Pesquisar na net

  ©Template by Dicas Blogger.